IHP integra grupo de Mato Grosso do Sul para fortalecer Turismo Responsável no país

De 11 a 14 de setembro de 2025, aconteceu em Brasília o 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável. O evento reuniu profissionais de todo o Brasil – comunidades tradicionais, empreendedores periféricos, comunicadores e especialistas – em uma celebração da diversidade e da responsabilidade no setor. A gestora técnica de projetos do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Isabella Bueno, participou do fórum para somar conhecimento a ser replicado para o Pantanal.

A Fundtur MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) também participou do encontro, com destaque para o diretor-presidente Bruno Wendling, que integrou a palestra “Certificação no Turismo: Desvendando caminhos a seguir”. A mesa também contou com Daniela Meres, cofundadora e diretora da Gondwana Brasil – agência parceira do IHP no programa Amolar Experience -, e Vilena Silva, doutora em Biodiversidade e Conservação e cofundadora da Compensei, sob moderação da professora doutora Helena Costa (LETS/UnB). O IHP e a Fundtur MS são parceiros para fortalecer o ecoturismo no Pantanal e gerar meios para fomentar renda no território.

“Hoje, a responsabilidade é parte do DNA da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul. Trabalhamos com agenda climática, redução da pegada de carbono, gestão de resíduos, turismo transversal e de base comunitária. Estar aqui é uma oportunidade de trocar experiências, aprender com outros destinos e reforçar o posicionamento de Mato Grosso do Sul como destino responsável. A Fundtur incorporou práticas sustentáveis em sua rotina de trabalho e buscamos, cada vez mais, influenciar positivamente os empresários do turismo do estado”, destacou Bruno Wendling.

Segundo os organizadores, a programação do Fórum contou com quatro dias de atividades imersivas, mais de 200 participantes de todas as regiões do país, palestras, workshops, feira cultural com produtos artesanais e periféricos, visita técnica ao Quilombo Kalunga e o Prêmio Vitrine do Turismo Responsável.

Pantanal

Para representar o Mato Grosso do Sul, além dos integrantes da Fundtur MS, o IHP buscou fortalecer as ações do Estado no Fórum. “Nossa participação nas pautas do turismo responsável é crucial para fortalecer nossa missão e impulsionar o desenvolvimento sustentável no Pantanal. O evento não é apenas uma plataforma de networking, mas uma oportunidade para validarmos nossa atuação, compartilhar boas práticas que implementamos na conservação do bioma e na promoção de um turismo que respeita a cultura local e o meio ambiente”, ressaltou Isabelle Bueno, gestora de projetos do Instituto.

A gestora falou também sobre a oportunidade de parcerias. “Ao nos conectarmos com líderes e inovadores do setor, poderemos criar parcerias estratégicas que trarão novas fontes de financiamento para nossos projetos e isso pode ampliar a visibilidade do Pantanal como um destino de turismo de natureza de referência global. Além disso, a presença do IHP neste evento nos permitirá influenciar as políticas do setor, garantindo que o crescimento do turismo na região ocorra de forma ordenada e responsável” finalizou.

SOBRE O IHP

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e restauração do Pantanal e para a valorização da cultura pantaneira.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

As ações prioritárias do IHP são feitas nos pilares para proteção da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e atuação conjunta com comunidades tradicionais e de povos originários para apoiar o desenvolvimento sustentável. O IHP também integra o Observatório Pantanal, o Observatório Rodovias Seguras, o GT de Coexistência Humano-Onça, os PANs Ariranha e Onça-pintada, além do Comitê Estadual do Fogo em Mato Grosso do Sul. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/

Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundtur MS.

Compartilhe:

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *