Juiz eleitoral pede apoio da polícia para identificar eleitor que recebeu oferta de esterco na eleição

Juiz quer saber também se a atividade habitual da empresa de Celso Abrantes tem alguma relação com transporte de esterco

Em despacho publicado nesta segunda-feira, 14, o juiz eleitoral de Bandeirantes Felipe Brigido Lage determinou que a polícia civil identifique, qualifique e intime o homem conhecido apenas como Sr. Benedito e que teria recebido oferta de um caminhão de esterco do então candidato a prefeito Celso Abrantes em plena campanha eleitoral.

Ele seria trabalhador rural, morador de um assentamento e teria sido o destinatário de um áudio supostamente gravado e enviado por Celso num grupo de WhatsApp denominado “Eleições 2025. O áudio comprometedor teria sido postado durante o período eleitoral, quando as regras são rígidas em relação a conduta dos candidatos que de acordo com a Lei Eleitoral, não podem fazer qualquer tipo de oferta de benefícios aos eleitores.

A denúncia ajuizada pela Coligação “Governo Para Todos” – MDB, PP, PRD e PSB aponta que o diálogo entre Celso e o Sr. Benedito pode ser caracterizado claramente como possível favorecimento já que o teor do áudio enviado pelo candidato tratava de possível entrega de caminhão de esterco após a eleição. O caso acabou se transformando numa Ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder econômico ou político. A pena se comprovado o crime é a condenação por inelegibilidade.

Atividade empresarial

Além disso o juiz determinou também a  expedição de ofício à empresa “C. R. ABRANTES-ME” (CNPJ: 04.319.766/0001-94), requisitando

informações sobre suas atividades comerciais, a fim de averiguar se a comercialização ou transporte dos insumos mencionados na exordial faz parte de sua atividade empresarial habitual.

Após o cumprimento das diligências e juntada das informações requisitadas, o juiz vai analisar e designar audiência de instrução para a oitiva das pessoas indicadas pelas partes e pelo Ministério Público Eleitoral.

Em vídeo gravado logo após o caso ser denunciado, Celso tentou “esclarecer” a situação, alegando que costuma atender as pessoas sempre que pode. Usando esses e outros discursos e promessas ele acabou vencendo a eleição, mas terá que se preparar para convencer a justiça eleitoral que é inocente.

Compartilhe:

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *