No próximo 4 de outubro no município de Cabo Frio no Rio de Janeiro teremos um omento marcante na cena literária da região dos Lagos , que será o lançamento do livro “Simplesmente Eloise”. O evento será realizado no charmoso Palácio das Águias no Centro de Cabo Frio das 18 as 20 horas no próximo 4 de outubro. Publicado pela Editora Foco Letras o livro reúne poemas que revelam uma voz intensa, madura e envolvente.
O Palácio das Águias era tradicionalmente chamado de “Sobrado do Tutu”, nome de seu primeiro proprietário, Tertuliano Ferreira. O nome Palácio das Águias é porque no alto do telhado existem 3 águias. As telhas foram trazidas da França. Além dos ornamentos (águias), o sobrado constitui-se de 3 janelas, 3 portas, escada de metal branco, e tem traços de arquitetura da época do romantismo, de influência predominantemente francesa. Está situado na rua Érico Coelho, nº 72 – antiga rua Direita, no centro de Cabo Frio.
“Simplesmente Eloise” – é uma estreia literária sensível e arrebatadora que nos convida a explorar o universo interior da jovem escritora *Eloise Gomes*. Com apenas 18 anos, a autora entrega uma coletânea poética madura e encantadora, que une o íntimo ao cósmico, o singelo ao infinito.
Logo nas primeiras páginas, somos guiados por um convite sutil e profundo: refletir sobre o autoconhecimento, as emoções humanas e nossa conexão com o universo. Cada poema é como uma estrela no céu da sensibilidade de Eloise, uma tapeçaria de sentimentos tecidos com leveza, profundidade e autenticidade.
Com versos que dançam entre galáxias e silêncios interiores, a autora compartilha sua alma em poemas que abordam desde a infância poética, como em “A Felicidade Cabe Dentro de Um Suspiro”, escrito aos 12 anos, até sua fase atual, mais madura e reflexiva, em obras como “O Mar dos Amores Perdidos” e “Coração de Estrelas”
“A felicidade tem páginas e cabe dentro de um suspiro.”
O livro não apenas apresenta uma produção literária de alta qualidade, mas também uma jornada emocional de uma jovem que encontrou na poesia um espelho e uma janela, para dentro de si e para além do horizonte.
Eloise dedica seu livro aos que sonham com as estrelas, aos que dançam sob luas cheias, aos que amam com intensidade e aos que ainda estão aprendendo a sentir. Sua escrita acolhe a todos e revela que a poesia é universal, atemporal e infinitamente necessária.
Nascida em Laranjeiras (RJ) em 6 de março de 2007, é uma jovem escritora, artista e ativista cultural. Estudante e autora promissora, já teve obras publicadas em antologias no Brasil e em Portugal. Estudou Artes Plásticas no Ateliê Anderson Carvalho (Cabo Frio) e é colunista da Aldeia Magazine, com a “Coluna da Elô”, onde compartilha poesia e reflexões sobre temas contemporâneos.
Além da literatura, Eloise se destaca por seu forte engajamento social e ambiental. É integrante do *Rotaract – Distrito 4751* e atua como *Embaixadora do Meio Ambiente de Iguaba Grande* e *Embaixadora da Literatura*, demonstrando seu compromisso com a construção de um mundo mais sensível, justo e criativo.
Eloise faz parte de diversas academias literárias nacionais e internacionais, com reconhecimento como Chanceler da Cultura, Embaixadora da Paz, do Social e da Cultura, Imortal e Apoteose Imortal 2023, além de ser condecorada com o Mérito Lítero-Cultural Pierre-Auguste Renoir, pela AICLAB.
“Simplesmente Eloise” é mais do que um livro de poemas — é um mapa estelar da alma de uma jovem autora que já brilha entre os grandes nomes da nova literatura. Um verdadeiro universo em palavras, onde cada verso é uma constelação de sentimentos.