Situação ganhou repercussão na cidade após pai de vereador ser sepultado sobre o túmulo de outra pessoa. Famílias levaram o caso a polícia
Em Bandeirantes pessoas estão sendo sepultadas umas sobre as outras numa invasão criminosa e irresponsável de túmulos particulares no único cemitério público da cidade e tudo sob a coordenação da prefeitura do município que é a responsável pela administração, organização e gestão dos sepultamentos.
No caso mais recente o pai do vereador Jair Pereira foi sepultado sobre o túmulo do pai do empresário Gildo Pereira. O caso foi descoberto no dia de finados quando as duas famílias foram ao cemitério prestar homenagens aos pais mortos. Gildo contou que o irmão dele foi ao cemitério e se deparou com uma sepultura nova e com o nome de outra pessoa no local onde o pai havia sido sepultado em janeiro de 1994. Revoltados com a situação, a família acabou descobrindo que o túmulo do pai havia sido reutilizado para o sepultamento do pai do vereador Jair Pereira. Como o município é pequeno e todos se conhecem, eles se uniram e levaram o caso ao conhecimento do prefeito Celso Abrantes e também registraram um Boletim de Ocorrência na polícia.
Consultado pela reportagem, o prefeito disse que tomou conhecimento do caso e que por questões legais, a remoção do corpo do pai do vereador será feita num período de 6 meses. Ele disse que conversou com os filhos dos dois homens sepultados no mesmo local e o caso será resolvido com o consentimento das famílias seguindo os trâmites exigidos em casos dessa natureza.
Abandono de túmulos
O prefeito Celso Abrantes que assumiu o cargo em agosto deste ano alegou que a falta de identificação dos túmulos no cemitério pode ser uma das causas do problema mas isso ainda será investigado. Ele disse ainda que vai determinar a realização de um amplo levantamento dos espaços já utilizados no local até para saber se casos semelhantes podem ter ocorrido no passado. “Estamos cuidando do cemitério nas questões que competem ao município mas as famílias precisam também dar atenção e promover a identificação das sepulturas. Muitos túmulos não tem identificação e isso acaba dificultando o trabalho dos profissionais que fazem a gestão do cemitério”, destacou. O prefeito lembrou ainda que adotou o modelo de túmulos verticais o que dispensa a abertura de novas covas uma forma de ampliar espaço para novos sepultamentos no cemitério.
Outros casos
Consultado, o vereador Jair Pereira lamentou o ocorrido e destacou que ele e a família também foram surpreendidos com a informação do sepultamento do pai sobre o túmulo de outra pessoa. “Lamentável o que aconteceu. Já levei o caso ao conhecimento da população com um pronunciamento na câmara, cobrei solução do prefeito e durante minha ida ao cemitério na tarde desta terça-feira, 04, acabei evitando um novo caso de invasão de túmulos. Por muito pouco não sepultaram uma senhora sobre um outro túmulo já existente, o que causaria também um problema semelhante ao nosso. Levei o caso imediatamente ao prefeito que prometeu dar atenção aos sepultamentos que estão acontecendo no cemitério de Bandeirantes”, destacou o vereador.



