Artigo: Non desistas, non exieris !

Non desistas, non exieris !

                                                  Rosildo Barcellos

  “Vocês são o arco onde seus filhos, como flechas vivas, são impulsionados para adiante; deixem que a mão do Arqueiro trabalhe, porque assim como Ele ama a flecha que voa, também ama o arco, que permanece estável.”(O Profeta).

  Khalil Gibran que nasceu numa família de parcos recursos, no que hoje é o Líbano (1883-1931) foi um filósofo, escritor, poeta, ensaísta e pintor. Sua obra reflete a espiritualidade e os princípios que levam aos patamares mais altos da alma humana. É conhecido por ter criado frases inspiradoras. Seu livro mais conhecido é “O Profeta”.

  Khalil Gibran nasceu em Bicharré, em 06 de dezembro de 1883. Vivia com seu pai, sua mãe, um irmão e duas irmãs. Em 1894, com onze anos, emigrou com sua mãe e seus irmãos para Boston. O pai permaneceu em Bicharré. Sua mãe tomou a decisão difícil de levar os filhos para a América, buscando uma vida melhor para sua família. Eles se estabeleceram no South End de Boston, na época, a segunda maior comunidade sírio-libanesa-americana.

  Ele foi chamado de várias formas pejorativas  tanto  porque sua pele era escura, quanto  porque mal sabia falar inglês. Quando chegou, foi colocado numa classe especial para imigrantes. Mas, alguns dos seus professores viram algo admosestador, na forma como ele se expressava, através dos seus desenhos, através da sua visão do mundo. Ele acreditava no amor, acreditava na paz, e acreditava na compreensão e no diálogo. Em breve ele dominaria sua nova língua. Gibran foi o único membro da sua família a seguir a educação escolar. Suas irmãs não foram autorizadas a entrar na escola, principalmente por causa das tradições do Oriente Médio, bem como dificuldades financeiras. Gibran, no entanto, inspirou-se na força das mulheres da sua família, especialmente da sua mãe.

  A família lutava árduamente para sobreviver, e o jovem perdeu uma irmã e o meio-irmão para a tuberculose. A mãe dele morreria de câncer. Depois da morte deles, a outra irmã, Mariana trabalhando em uma loja de costura, apoiaria Gibran. Referindo-se  a sua mãe, ele escreveria: A palavra mais bonita nos lábios da humanidade é a palavra  Mãe” e o chamado mais bonito é o chamado de  Minha mãe.” É uma palavra cheia de esperança e amor, uma palavra doce e amável vinda das profundezas do coração. A mãe é tudo. Ela é o nosso consolo na tristeza, a nossa esperança na miséria e a nossa força na fraqueza. Ela é a fonte de amor, misericórdia, simpatia e perdão. Gibran iria mais tarde defender a causa da emancipação e educação das mulheres. Ele acreditava que lutar pelos direitos dos outros é o fim mais nobre e bonito de um ser humano.

  O Profeta.” publicado em 1923, venderia dezenas de milhões de cópias, se tornando o terceiro poeta mais comercializado de todos os tempos, atrás de Shakespeare e Laozi. Publicado em 108 línguas em todo o mundo, é o fundamento deste artigo. Estamos próximos ao natal.  Pergunto: Como estão as nossas famílias?. Saibam  que este ano  2.735 recém-nascidos foram registrados no estado sem o nome paterno, ou seja, possuem apenas o nome da mãe em sua certidão de nascimento.  “Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria.!”  E nunca esqueça quem estava contigo quando a água do chuveiro se misturava com suas lágrimas de dor, ou quando o travesseiro era testemunha dos seus soluços implorando por auxílio. Valorize quem usou seu tempo contigo ou estendeu sua mão para amparar sua queda. Essas pessoas é que fazem a diferença neste mundo. Observe-as e aprenda com os grandes. Em breve estará  percorrendo  com glamour  cada degrau da escada da vida !


*Articulista

Compartilhe:

Posts relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *